na minha opinião os dois materiais são importantes na aprendizagem do aluno mas são diferente pois cada um tem um jeito de manusear, gostei mais do material dourado pois existe as trocas das unidades pelas barras, criança pode melhor visualizar. Beatriz
na minha opinião os dois materiais são importantes na aprendizagem do aluno mas são diferente pois cada um tem um jeito de manusear, gostei mais do material dourado pois existe as trocas das unidades pelas barras, criança pode melhor visualizar.
Tanto o material dourado como o ábaco facilita o ensino-aprendizagem da matémática. A compreensão fica mais fácil quando usamos esses objetos de aprendizagem e assim podemos também despertar melhor o interesse dos alunos.
O uso do ábaco é tão importante quanto o material dourado. Porém, o material dourado possui formas mais dinâmicas de interatividade na aplicação dos exercícios.
Acredito que o material Montessori não é equivalente ao abaco. Ao deparar com o material dourado, o aluno consegue visualizar e tocar no material de uma forma melhor os números que são representados e consequentemente as operações fundamentais. O material dourado é mais concreto, pode-se trocar as dezenas pelas unidades, as centenas pelas dezenas... Para se trabalhar com o abaco o aluno tem que estar muito bem preparado e conhecer muito bem o valor posicional de cada número, este exige um raciocinio mais rápido e abstrato por parte do aluno e para isso é importante trabalhar com o material dourado primeiramente, onde o "toque" é fundamental.
Não são equivalentes. A utilização do material Montessori é mais "concreta" porque o aluno manuseia, troca unidades por dezenas e assim por diante, já no ábaco esse manuseio é mais limitado, torna-se mais "abstrato" porque as possibilidades de tocar, trocar as peças é limitada em relação ao material dourado.
Em diálogo com a professora Sandra e colegas do grupo, vê-se que o material Dourado facilita mais a aprendizagem do aluno pois a visualização se detem a quantidade especificamente, ou seja, somente um critério. Já o ábaco, a criança deverá ter mais de um critério em mente - cor (o valor de cada uma), posição do número( valor de cada númeral no número), quantidade ( unidade, dezena, centena...). Outro fator relevante sobre o ábaco é que vai exigir do aluno mais habilidades no manuseio, concentração do aluno e raciocínio mais rápido.A equivalência que provavelmente exista é desenvolvimento da lógica do raciocínio da criança. Stela
O objetivo dos dois é levar o aluno a compreender e fazer uso do valor posicional dos algarismos, no Sistema de Numeração Decimal.Na minha opinião no material dourado o aluno tem mais oportunidades de fazer uso das composições e decomposições numéricas. O ábaco fechado limita o aluno na manipulação das peças que vão compor suas classes numéricas.Suzancler
Os dois sao igualmente interessantes e praticos pois possibilitam as crianças manusear e resolver seus raciocinios com material concreto. Mas eu prefiro o material dourado pois possibilita a troca isso e muito bom para tirar duvidas e compreender melhor os processos. Sejam eles soma subtraçao,multiplicaçao ou divisao.
Este presente projeto de formação continuada tem como objetivo principal discutir a utilização das TIC e do material dourado nas aulas de Matemática; socializar saberes docentes e construir um pensar voltado para as tendencias atuais da educação. Coordenado pelo Prof. Arlindo Jose de Souza Junior, Prof. Sandra Vilas Boas e Prof. Grazielle Eloisa Balduino
14 comentários:
O abaco é a primeira máquina de contar, com a mesma idéia de agrupamento feita com material dourado. 1c=10d e 1d=10u
otimo para trabalhar com os alunos e assim chamar a atenção para a concentração e raciocinio . ana amelia...
na minha opinião os dois materiais são importantes na aprendizagem do aluno mas são diferente pois cada um tem um jeito de manusear, gostei mais do material dourado pois existe as trocas das unidades pelas barras, criança pode melhor visualizar.
Beatriz
otimo
na minha opinião os dois materiais são importantes na aprendizagem do aluno mas são diferente pois cada um tem um jeito de manusear, gostei mais do material dourado pois existe as trocas das unidades pelas barras, criança pode melhor visualizar.
Tanto o material dourado como o ábaco facilita o ensino-aprendizagem da matémática. A compreensão fica mais fácil quando usamos esses objetos de aprendizagem e assim podemos também despertar melhor o interesse dos alunos.
este abaco achei muito complicado nem sei mexer com ele,nem nunca vi.
O uso do ábaco é tão importante quanto o material dourado. Porém, o material dourado possui formas mais dinâmicas de interatividade na aplicação dos exercícios.
Acredito que o material Montessori não é equivalente ao abaco. Ao deparar com o material dourado, o aluno consegue visualizar e tocar no material de uma forma melhor os números que são representados e consequentemente as operações fundamentais. O material dourado é mais concreto, pode-se trocar as dezenas pelas unidades, as centenas pelas dezenas... Para se trabalhar com o abaco o aluno tem que estar muito bem preparado e conhecer muito bem o valor posicional de cada número, este exige um raciocinio mais rápido e abstrato por parte do aluno e para isso é importante trabalhar com o material dourado primeiramente, onde o "toque" é fundamental.
Tatiane Paula Moraes
Não são equivalentes. A utilização do material Montessori é mais "concreta" porque o aluno manuseia, troca unidades por dezenas e assim por diante, já no ábaco esse manuseio é mais limitado, torna-se mais "abstrato" porque as possibilidades de tocar, trocar as peças é limitada em relação ao material dourado.
Lucinéia
Em diálogo com a professora Sandra e colegas do grupo, vê-se que o material Dourado facilita mais a aprendizagem do aluno pois a visualização se detem a quantidade especificamente, ou seja, somente um critério. Já o ábaco, a criança deverá ter mais de um critério em mente - cor (o valor de cada uma), posição do número( valor de cada númeral no número), quantidade ( unidade, dezena, centena...). Outro fator relevante sobre o ábaco é que vai exigir do aluno mais habilidades no manuseio, concentração do aluno e raciocínio mais rápido.A equivalência que provavelmente exista é desenvolvimento da lógica do raciocínio da criança.
Stela
São sim, pois podemos representar unidades, dezenas,,,,,; fazer as operações com material concreto.
O objetivo dos dois é levar o aluno a compreender e fazer uso do valor posicional dos algarismos, no Sistema de Numeração Decimal.Na minha opinião no material dourado o aluno tem mais oportunidades de fazer uso das composições e decomposições numéricas. O ábaco fechado limita o aluno na manipulação das peças que vão compor suas classes numéricas.Suzancler
Os dois sao igualmente interessantes e praticos pois possibilitam as crianças manusear e resolver seus raciocinios com material concreto. Mas eu prefiro o material dourado pois possibilita a troca isso e muito bom para tirar duvidas e compreender melhor os processos. Sejam eles soma subtraçao,multiplicaçao ou divisao.
Postar um comentário